Mais uma vez, tivemos a tarefa de criar uma ferramenta que se incluísse neste advento da nova tecnologia. A par deste blogue, construímos uma comunidade virtual. Como já explicámos no ultimo post, uma comunidade tem um tema que deverá ser debatido pelos membros que a integram. A nossa comunidade intitula-se “Viagens low cost”! Tal como este blogue pretende-se falar sobre viagens, mas a comunidade restringe-se às viagens a baixo custo. Como incentivo à visita da nossa comunidade, na página de boas-vindas podem encontrar a seguinte mensagem – “Vamos propor-te uma viagem LOW COST por semana, para poderes sair da rotina de Lisboa e divertires-te ao máximo! Prometemos viagens giras e BARATAS! Tratamos de tudo…conta connosco!”. Deste modo, o objectivo é darmos a conhecer todas as semanas uma oportunidade de viagem low cost, sem terem de se preocupar com nada porque nos já fizemos o “trabalho de casa” e pesquisámos toda a informação necessária. Isto, para cativar o publico, os membros, a visitarem a nossa comunidade e a interessarem-se por ela regularmente, todas as semanas com uma nova viagem.
Vamos agora ver quais são as diferenças entre um blogue como este e uma comunidade. Em termos de simplicidade, o blogue é a plataforma que mais espelha esta característica, já que a sua utilização, desde a possibilidade de pôr e tirar o que quisermos à sua actualização, dependem somente do administrador. Por outro lado, no que toca à participação e à possibilidade de partilha de interesses e opiniões, ainda que o blogue ofereça a possibilidade de comentar, as comunidades são, sem duvida, as lideres, já que colectivo é a palavra de ordem.
Quanto à estética, o blogue é bastante mais acessível, permitindo a alteração constante do seu aspecto, do que a comunidade que não oferece muitas opções de diversidade. Outra vantagem do blogue é sobreviver sem seguidores, ao passo que a comunidade só tem sucesso se tiver vários membros.
Outra desvantagem da comunidade, e que para nós é bastante importante, é o facto de só ser permitida a sua utilização sem custos durante 30 dias, enquanto que o blogue tem uma utilização gratuita. Quando criámos a nossa comunidade na aula de Comunicação Digital não nos apercebemos desta realidade e, passado um mês, quando a quisemos a actualizar não conseguíamos aceder-lhe e demorámos algum tempo a perceber que teríamos de fazer outra comunidade, já que a nossa estava “fechada”, a não ser que pagássemos por ela. Assim, só se deve continuar com uma comunidade se esta tiver bastantes seguidores que justifiquem o investimento. Portanto, é fácil compreender que a utilização de uma comunidade não é tão fácil como a dum blogue, no que diz respeito ao seu aspecto, ao tempo de duração e aos membros que os acompanham.
No entanto, embora nos pareça que o blogue tem mais vantagens do que a comunidade, a comunidade tem uma característica interessante e que, se bem utilizada, lhe poderá render muito. Ela tem a possibilidade de propor temas que sejam do interesse de muitos, o que lhe confere vários seguidores, e assim tornar-se uma referencia, uma tendência, expondo ideias, opiniões, informação a nível mundial, e difundindo culturas, aproximando os seus seguidores uns dos outros, como se de um grupo de amigos se tratasse.
Ainda assim, preferimos o BLOGUE!
Sem comentários:
Enviar um comentário