As comunidades virtuais funcionam como todas as outras, tendo o mesmo objectivo, o de aproximar as pessoas. Têm, assim, como maior característica o facto de aproximarem pessoas com o mesmo tipo de interesses, com vontade de debaterem e ficarem a conhecer mais sobre eles. Ao tornarmo-nos membros de uma comunidade virtual acabamos por ser uma espécie de amigos dos outros membros, tal como acontece em qualquer outro grupo de amigos onde existe partilha de conhecimento e identificação. Este é um espaço de difusão da cultura, da nossa e da novidade da outra; de percebermos que como diz o ditado “todos diferentes, todos iguais”, pessoas com culturas diferentes podem ter os mesmos interesses.
Mais uma vez, a par dos blogues e dos outros sites, as comunidades também fazem parte do desenvolvimento tecnológico.
Dividem-se em grupos e sub-grupos, sendo que os temas debatidos podem ser variados, consoante os interesses dos membros. Estes interesses podem, ainda, ser de lazer ou profissionais. A nível profissional, uma comunidade pode funcionar como divulgação de uma empresa e como “montra” dos seus produtos, expondo-os em fotografias e adicionando-lhes comentários, sem custos.
Assim, como o objectivo primordial duma comunidade é, através de um tema em comum, chegar ao maior numero de pessoas que se identifiquem com o mesmo, é importante que esse tema seja colectivo e não individualista para que a comunidade tenha sucesso!
Sem comentários:
Enviar um comentário